TANGER - Marrocos

Medina de Tanger
Tanger, Marrocos, Norte de África. Geograficamente tão perto da Europa e ao mesmo tempo tão distante em termos culturais, sociais e económicos que o turista europeu fica com a sensação de estar a milhares de quilómetros de casa. Visitar Tanger é uma excelente oportunidade de conhecer uma cultura bem diferente da nossa sem ter que percorrer grandes distâncias. O melhor é ir com o seu próprio carro. Se for passar férias no Algarve, por exemplo, pode reservar 2 ou 3 dias para conhecer Tanger.  

Vá de carro até Algeciras, em Espanha e de lá apanhe o Catamarã para Tanger. A embarcação atravessa o Estreito de Gibraltar em alta velocidade e se tiver sorte ainda pode ver golfinhos pelo caminho. A viagem dura cerca de 35 minutos e os vistos são concedidos no próprio Catamarã durante a viagem. O barco tem excelentes condições e dispõe até de Duty Free.

Chegando ao Porto de Tanger é preciso tratar dos papéis do carro. Tudo feito, hora de seguir até Tanger. O Porto novo fica a uns 40 km da cidade e o trajecto é todo feito em autoestrada.
Procure ficar hospedado em algum Hotel na Medina de Tanger ou que esteja muito próximo a ela. Assim pode deixar o carro parado durante a estadia e andar sempre a pé. 
A língua oficial do Marrocos é o árabe, embora falem muito bem o francês e espanhol.

Porto de Algeciras, Espanha
Chegada ao Porto de Tanger
Porto antigo de Tanger
Grande Mesquita
Camponesas Marroquinas
Talho localizado na Medina

 A Medina é o Centro Histórico de Tanger, local de comércio, muitas lojas e vendedores ambulantes, onde se compra de tudo, de tecidos à carne. Explore a Medina toda. Afastando-se das ruas principais pode-se percorrer caminhos e becos estreitos, onde não existe comércio e o único movimento de pessoas observado é o dos próprios moradores. É muito comum na Medina os marroquinos puxarem conversa para saber de onde somos, onde estamos hospedados...Às vezes é só por curiosidade, outras vezes é para nos convidar a ir conhecer a sua loja ou até para se oferecerem como guias. Ao andar pela Medina esteja preparado para as abordagens e assédios dos comerciantes. Assédio ao seu dinheiro, diga-se de passagem. Sempre que decidir comprar alguma coisa regateie! A pechincha faz parte do negócio local.
Medina
Praça no Centro de Tanger
Praça do centro de Tanger durante o Ramadão
Muito comércio às portas da Medina
Moradores junto à uma fonte numa zona residencial da Medina de Tanger

No início pode parecer um pouco inseguro andar ali pelas ruas estreitas e, às vezes, sinistras da Medina, mas é só impressão. Depois verá que não há nada a temer, mas não abuse da sorte.
Cuidado com aquilo que come por lá. Todo cuidado é pouco. Há um café grande na medina, próximo à mesquita, totalmente voltado para os turistas, onde pode sentar para ver os transeuntes e comer alguma coisa. Os miúdos que andam por ali a pedir dinheiro aos turistas são enxotados que nem cães pelos trabalhadores do restaurante e até mesmo pelas pessoas que passam na rua. Nunca tinha visto nada assim. Fica claro que os marroquinos já devem ter percebido o quanto o turismo pode ser importante para a economia local. Por isso a palavra de ordem parece ser "não chateie os turistas"(...a não ser que seja para ele comprar alguma coisa!).

De um modo geral, os marroquinos são simpáticos e tratam muito bem os turistas. São prestáveis a dar informações e gostam mesmo de conversar com os forasteiros. Uma dica que dou para não ser tão abordado pelos comerciantes na Medina é não aparentar estar "perdido" (O que às vezes pode ser difícil, porque a Medina é um autêntico labirinto!). Quanto mais aparentar estar sem rumo, mais os comerciantes irão se aproximar para tentar lhe vender algo, o que por vezes torna-se bastante incómodo. Entretanto, Tanger já não é o que era há 15 ou 20 anos atrás, quando os turistas eram muito importunados pelos marroquinos que queriam servir de guias. Confesso que isso deve ter acontecido comigo apenas uma vez. 


Mais uma vez digo que, quando conhecemos um povo, mitos são desfeitos ou confirmados. Certamente já deve ter ouvido falar que os árabes do Norte de África oferecem camelos em troca das mulheres ocidentais loiras e às vezes até chegam a sequestrá-las, etc...Em Tanger esse mito ficou desfeito. Pode até ser que já tenha acontecido ou ainda aconteça em outros países, mas não vi nada semelhante ali no Marrocos, pelo menos em Tanger. Há tempos atrás havia, sim, bastante assédio por parte deles em relação às mulheres ocidentais. Todavia, como disse anteriormente, Tanger já não é o que foi noutros tempos, embora sempre haja excepções à regra...

Os usos e costumes começam desde cedo no Islamismo
Mulher Marroquina
Gentes de Tanger

A comida no Marrocos não é má. Pode não ser muito variada mas os cuscuz são deliciosos. É difícil encontrar bebidas alcoólicas nos restaurantes, sendo raras até mesmos nos Hotéis. Em princípio pensei que seria por questões religiosas, mas depois fiquei a saber que as taxas que os estabelecimentos têm que pagar para poderem comercializá-las são tão elevadas que muitos desistem da ideia. Ou seja, se quiser beber alguma coisa peça um refrigerante ou chá. Como não dá para saber se a água foi ou não fervida, a melhor opção acaba por ser mesmo o refrigerante. Não arrisque! Uma gastroenterite pode estragar por completo o seu passeio.









Restaurante típico marroquino, onde o cuscuz é quase sempre o prato principal e as bebidas alcoólicas são raras devido às altas taxas que os estabelecimentos têm que pagar para poderem comercializá-las.







Mulheres molham os pés na água do mar  durante o quente verão do norte de África, enquanto são acompanhadas de perto pelo marido (foto acima, dir. abaixo). 





Contrastes - Mulheres marroquinas em dias de Praia
Mulher marroquina aproveita o dia na praia durante o mês do Ramadão
Pode passear de Camelo em Tanger
Marroquino e seu camelo a espera de turistas para darem um passeio pela praia
Passeio Marítimo à noite, durante o Ramadão

Caminhe pela avenida à beira-mar por toda a sua extensão. Observe como os marroquinos aproveitam a praia de uma forma completamente diferente da nossa. Mulheres completamente vestidas contentam-se em molhar os pés na água do mar. Uma forma de se refrescar durante o quente verão do Norte de África.
Se estiver em Tanger no mês do Ramadão, faça este mesmo passeio durante a noite. Vê-se famílias inteiras a fazerem pic-nics no passeio marítimo que fica completamente cheio de gente. Muito mais que durante o dia, quando está praticamente vazio.

De um modo geral, a experiência da viagem ao Marrocos foi positiva. Confesso que esperava encontrar algo mais tribal, menos civilizado, mas a verdade é que Tanger já está consideravelmente ocidentalizada devido a sua proximidade com a Europa, embora não deixe de ter uma cultura bem diferente da qual estamos habituados. Digamos que Tanger é uma versão light da cultura árabe-muçulmana marroquina que pode encontrar em locais mais afastados, como Marraquexe, por exemplo. Lugares que espero ver um dia desses porque, depois de visitar Tanger, gostaria de conhecer mais o Marrocos, as suas belezas, o seu povo e a sua cultura.  

Mar Mediterrâneo visto do alto de Tanger
Dicas:
  • Vá a Tanger de carro;
  • Reserve Hotel na Medina de Tanger ou próximo a ela;
  • O clima em Tanger é bastante semelhante ao do Sul da Europa;
  • Escolha Hotéis de 3 estrelas, pelo menos, que tenha parque de estacionamento;
  • Beba somente água engarrafada;
  • Evite alimentos expostos na rua;
  • A moeda do Marrocos é o Dirham marroquino e existem várias casas de cambio em Tanger, inclusive na Medina, onde pode fazer a troca do dinheiro;
  • A não perder: Medina, Cuscuz, praia, passeio marítimo, especiarias, tecidos, gentes da terra.  
Palavras-chave: conhecer ver visitar pontos locais turísticos de tanger marrocos fotos das cidades turisticas do marrocos fotografias da medina de tanger marrocos como chegar a tanger marrocos dicas para viajar para o marrocos férias em marrocos conhecer viajar visitar países árabes de africa fotografias e dicas de viagem para tanger marrocos visitar a medina de tanger marrocos fotografias do marrocos dicas de viagem para tanger marrocos turismo viagem ao marrocos o que ver e fazer em tanger marrocos passear pela africa árabe passear pelo marrocos  principais destinos turísticos da áfrica principais destinos turísticos do marrocos conhecer visitar tanger marrocos turismo em tanger marrocos viagem a tanger marrocos visitar o marrocos ver fotografias da cidade de tanger marrocos fotografias deviagem em tanger marrocos principais lugares para visitar em marrocos tanger lugares a não perder em marrocos tanger coisas para ver em marrocos tanger coisas para fazer em marrocos tanger lugares importantes para conhecer em marrocos tanger

Sem comentários:

Enviar um comentário