Praça da Cidade Velha com a Igreja de Týnský ao fundo |
Praga, a capital da República Checa situada na região da Boémia é considerada por muitos uma das mais belas cidades europeias. Também chamada de "Paris do Leste", Praga possui um centro histórico que é dos mais antigos e preservados da Europa, reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Os locais a visitar, o que ver e fazer em Praga, está tudo concentrado no seu centro histórico. Isso faz com que Praga seja única. Uma cidade verdadeiramente linda (a mais bonita por que já passei) e muito fácil de se conhecer.
É difícil falar da beleza e magia que existe em Praga. Só mesmo estando lá para ver e sentir tudo aquilo que os guias de viagens e fotografias tentam transmitir.
A melhor maneira de conhecer Praga e os seus encantos é caminhando por suas ruas. O centro histórico é facilmente percorrido a pé. Se estiver hospedado nas proximidades, o que eu recomendo vivamente, não vai precisar utilizar nenhum tipo de transporte público, a não ser para subir até o Castelo, apanhando o eléctrico (tram) para isso. Há excelentes hotéis na Václavské náměstí ou Praça Venceslau, se preferir. Se conhece o Porto, diria que esta é a irmã do leste da Avenida dos Aliados.
Margens do Rio Vlatva
|
É possível explorar cada canto do centro histórico de Praga. Na praça da cidade velha, a Igreja de Týnský, em estilo gótico, juntamente com o Relógio Astronómico, são os destaques do local e uma das principais atracções turísticas de Praga. Enquanto acompanha o espectáculo do toque do relógio, aproveite para tomar um bom chocolate quente num dos cafés ali da praça. Sim, porque é mesmo um espectáculo que acontece de hora em hora! Sinceramente, é interessante e diferente mas também não era para tanto...Tudo e todos param para ver os bonequinhos que saem do relógio a cada hora.
Se gosta de Matrioskas, não vão faltar lojas especializadas no assunto. Mesmo que não saiba o que é, vale a pena passar por uma e conferir.
Relógio Astronómico de Praga
Praga e a Ponte Carlos |
Passe pela famosa Ponte Carlos sobre o rio Vlatva e aprecie as obras ali expostas pelos artistas de rua. Pintores, desenhistas, músicos...Há muita cultura em Praga. A cidade é, de facto, um museu a céu aberto.
Para subir até o Castelo de Praga, tem que apanhar o "tram", um tipo de metro de superfície bastante comum em Praga. No Castelo, ande pelas ruas, explore o local, vislumbre a sumptuosa Catedral Gótica de S. Vito e aproveite para apreciar a bela vista de Praga que se tem do local. Passe pelos calabouços do Castelo e veja vários instrumentos de tortura da época.
Não deixe de visitar o Bairro Judeu de Praga. Possui a Sinagoga mais antiga da Europa ainda em actividade, além de ser a comunidade judaica mais antiga do continente
europeu.
Passe pelo Museu Judeu e conheça a história judaica da cidade, a perseguição durante o regime Nazista e termine a visita no impressionante, porém mórbido, cemitério judeu.
Centro de Praga ao entardecer |
Churrasco típico na Praça da Cidade Velha |
Comer em Praga não é caro. Dependendo do restaurante, pode-se pagar € 5,00 por pessoa com tudo incluído e não estou a falar em pratos do dia! As doses são generosas, os pratos bem confeccionados e a culinária é excelente. Destaque para o joelho de porco que, apesar do nome não ser muito apelativo, é uma das carnes mais saborosas que já experimentei, além de ser uma especialidade local.
Não se esqueça que você está na região da Boémia, terra da cerveja Pilsen, portanto aproveite para saborear a excelente cerveja Checa. Canecas de meio litro acompanham bem as refeições.
Rio Vltava / Moldava e o Castelo de Praga ao fundo, com as imensas torres da Catedral de São Vito em destaque
Castelo de Praga
|
Ao cair da noite, Praga se transforma. Existem muitos Cabarets e bares de striptease espalhados pela cidade. Limousines com os nomes dos respectivos cabarets circulam pelas ruas, enquanto angariadores de clientes ficam nas portas dos estabelecimentos convidando as pessoas a entrar. Um facto que me chamou a atenção é que esses angariadores são sempre negros africanos. Não me lembro de ter visto um único branco em serviço...Não me pergunte porquê.
Mas apesar de toda essa mudança de ambiente durante a noite, a sensação de insegurança não existe. Muita gente continua a circular pelas ruas de Praga à noite e é impressionante a quantidade de turistas que andam por lá.
Mas apesar de toda essa mudança de ambiente durante a noite, a sensação de insegurança não existe. Muita gente continua a circular pelas ruas de Praga à noite e é impressionante a quantidade de turistas que andam por lá.
Os pub's são sempre um boa opção para beber um copo e conhecer mais da cultura local.
Reserve pelo menos uma noite para conhecer o espectacular Budha Bar!
O Hard Rock Cafe de Praga é um bom local para comer e saborear uma cerveja.
O Hard Rock Cafe de Praga é um bom local para comer e saborear uma cerveja.
Centro Histórico de Praga |
Artista de rua |
Cemitério Judeu |
Inscrição na entrada do Museu Judeu de Praga |
- Reserve pelo menos 4 dias para visitar e conhecer Praga;
- Se tiver a oportunidade, faça a viagem de comboio entre Praga e Budapeste e conheça outra cidade fantástica do Leste Europeu;
- A República Checa faz parte da União Europeia mas ainda não adoptou o Euro como moeda, sendo a Coroa Checa o dinheiro circulante. Leve euros e troque pelas coroas quando lá chegar;
No Hotel, peça indicação de algum restaurante que seja mais frequentado pelos locais e que não esteja tão voltado para os turistas. Pode fazer refeições fabulosas sem ter que pagar muito por isso;
-
A não perder: Praça da Cidade Velha, Praça Venceslau, Castelo de Praga, Catedral de S. Vito, Ponte Carlos, chocolate quente, Cerveja, Bairro Judeu, joelho de porco, Budha Bar, Museus, Praga como um todo!
Palavras-chave: principais lugares importantes para visitar em praga lugares a não perder em praga coisas para ver em praga coisas para fazer em praga lugares para conhecer em praga lugares turísticos imperdíveis de praga principais atrações turísticas de praga destinos turísticos do leste europeu passar férias em praga ver fotos dos monumentos de praga viajar visitar conhecer capitais da europa quais os principais locais a visitar em praga fotografias do centro histórico de praga fotografias das principais atrações turísticas de praga dicas de viagem para praga viajar para praga na república checa leste europeu dicas de turismo viagem para europa leste europeu o que ver e fazer em praga passear em praga europa leste europeu conhecer ver visitar pontos locais turísticos de praga europa leste europeu conhecer visitar praga na república checa leste europeu fazer turismo em praga viagem a praga conhecer visitar o leste europeu europa fazer turismo no leste europeu europa ver fotografias da cidade de praga fotografias de viagem em praga fotografias da europa do leste
Sem comentários:
Enviar um comentário