LONDRES - Inglaterra


O BIG BEN - O relógio mais pontual do mundo


Londres, a capital da Inglaterra e do Reino Unido é o principal centro financeiro da Europa e um dos mais importantes do Mundo. Cidade bastante cosmopolita, abriga povos e culturas de todos os cantos do mundo. Há quem diga que o difícil em Londres é encontrar um londrino. A cidade fervilha de vida. Entretanto, mesmo sendo uma metrópole de grandes dimensões, Londres possui uma atmosfera única de tranquilidade em meio ao caos. Talvez Caetano Veloso referia-se a isso quando escreveu "people hurry on so peacefully" em sua célebre canção London London.

Para conhecer Londres é preciso utilizar, e muito, o metro. O Underground londrino ou The Tube, como é conhecido, é o metropolitano mais antigo e extenso do Mundo, servindo muito bem toda a cidade. 
Há muitas coisas para se fazer e ver em Londres. A cidade é o lar de inúmeros museus e galerias de arte, abriga grandes casas de espectáculos musicais e possui grande tradição nas artes dramáticas. A Abadia de Westminster, o Palácio de Westminster, a Igreja de Santa Margarida e a Torre de Londres são Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, sendo alguns dos locais a visitar em Londres. 
A bem conhecida Trafalgar Square que, juntamente com a estação de Waterloo, tem o nome de locais de batalhas onde os britânicos derrotaram as tropas francesas de Napoleão Bonaparte

 The Tube
O Underground de Londres é o mais antigo metropolitano do mundo


Normalmente, não entro em Igrejas que cobram a entrada. Todavia, em Londres, fugi à regra e não me arrependi de ter conhecido por dentro a Catedral de São Paulo (St Paul's Cathedral). Destaque para a sua gigantesca cúpula, de onde também podemos ter uma vista panorâmica da cidade. A cúpula é também uma whispering gallery, onde uma pessoa sussurra para a parede e pode-se ouvir o que ela disse em qualquer parte da cúpula. É um fenómeno físico bem interessante de ser ver.

Passe pela Tower Bridge e chegue à Torre de Londres, sempre a pé. Apanhe o metro e siga para Camden Town. Muito conhecida pelas suas lojas que vendem de tudo e estão fortemente ligadas a culturas alternativas como o Punk e o Gótico. Há lojas mesmo maradas ali. Conheça também o charmoso distrito de Notting Hill com as suas casas vitorianas típicas e a feira de artesanato e antiguidades aos Sábados. 
Loja em Camden Town

Os icónicos autocarros vermelhos de dois andares (Double-decker bus) são um dos cartões postais da capital do Reino Unido

A roda-gigante London Eye, às margens do rio Tamisa, acabou por se tornar um dos principais pontos turísticos de Londres e proporciona uma excelente vista da cidade. Procure fazer o passeio no fim do dia, quando as luzes da cidade começarem acender. Dali pode observar o Palácio de Westminster ou Houses of Parliament, o Big Ben, a Catedral de São Paulo e outros locais emblemáticos de Londres. Se quiser pode fazer a reserva para a London Eye pela Internet e incluir champanhe no passeio. Claro que terá que pagar mais por isso! 

Falar em Londres é falar no Big Ben. O relógio mais pontual do mundo está com uma inclinação considerável na sua torre, sendo facilmente observada a partir da London Eye, porém não é nada preocupante. Segundo os especialistas, levaria uns 10.000 anos para a inclinação do Big Ben chegar ao ponto da Torre de Pisa, na Itália. Portanto, don't worry!

London Eye e o centro de Londres vistos a partir da Catedral de São Paulo ( St Paul's Cathedral)

Já se sabe que Londres não é famosa pela sua culinária. Portanto, se quiser fugir ao tradicional Fish and Chips (peixe frito com batata frita), uma boa alternativa para comer em Londres é o bairro de Chinatown. Há uma infinidade de restaurantes chineses (obviamente) com uma excelente relação qualidade/preço. Pode saborear também um bom sushi ou sashimi, caso prefira a comida japonesa. Destaque para o pato que eles servem nesses restaurantes. Uma maravilha!

Importante salientar que os londrinos têm o hábito de entrar e sair do trabalho cedo. Às 17hs já se vê um grande movimento de pessoas prontas para sair à noite. Portanto, se for jantar a algum restaurante, chegue cedo. No mais tardar às 20hs, se quiser ter algum tempo para conversar e saborear a sua refeição. Se chegar às 21hs corre o risco de não ser atendido!
O mesmo acontece se for sair à noite para beber um Pint. Os Bares e Pub's encerram por volta das duas da manhã e ninguém mais entra depois desse horário.

St Paul's Cathedral
Chinatown
Se gosta de ir às compras, nada melhor que o Harrods ou as grandes lojas de Oxford Street. Aliás, mesmo que não goste de compras, vale a pena conhecer o Harrods!
Adorei as lojas da National Geographic e da Ferrari. Recomendo!
Passe pelo emblemático Piccadilly Circus e não deixe de conhecer Covent Garden. 
Encerre a sua estadia em Londres visitando o Hyde Park e assistindo a uma troca da guarda no Palácio de Buckingham! Informe-se quanto aos horário da troca da guarda antes de se deslocar para lá. 
Como vê, são muitos os locais a visitar em Londres. Conforme disse em relação a Paris , planeie a sua viagem e estabeleça prioridades quanto ao que ver e fazer em Londres. Não adianta querer ver tudo o que há porque simplesmente não dá. A não ser que passe lá pelo menos uns 10 dias. Para que a sua viagem valha a pena, reserve pelo menos 4 ou 5 dias para visitar Londres. Já se sabe que muitas pessoas em férias na Europa tentam aproveitar ao máximo o tempo para conhecer o maior número de cidades possível, mas no fim das contas não chegou a conhecer nada em condições. Por isso digo que é muito mais proveitoso conhecer menos cidades e passar mais tempo em cada uma delas. 

Tower Bridge

Centro de Londres
Palácio de Buckingham

Se uns vão a Barcelona e ficam com vontade de morar lá, isso aconteceu comigo em Londres. Gostei muito da energia da cidade, aquela agitação ordenada, as pessoas nas ruas, a mistura de povos, enfim, voltaria lá sempre que possível. A cidade em si me conquistou, não pela sua beleza (até porque Londres não é daquelas cidades-museu que muitas vezes estamos habituados a ver na Europa), mas pelo pulsar de vida que emana dali, mesmo com pouco Sol. Claro que essa é a minha leitura da cidade. Visite Londres e faça também a sua!

Noite Londrina vista a partir da London Eye
Palace of Westminster / Houses of Parliament - O parlamento do Reino Unido
Dicas:

  • O Reino Unido faz parte da União Europeia mas está fora do espaço Schengen, havendo controlo de passaportes nos aeroportos mesmo nos voos provenientes da União Europeia;
  • A moeda utilizada no Reino Unido é a Libra e não o Euro. Leve euros e troque quando lá chegar;
  • Aproveite a companhia aérea low-cost Ryanair para ir a Londres;
  • Chegue cedo aos restaurantes para jantar (máx. 20hs) ou poderá não ser atendido;
  • Se quiser beber um Pint, lembre-se que os bares encerram por volta das 2hs da manhã;
  • A não perder: Big Ben, Covent Garden, Piccadilly Circus, Abadia de Westminster (Westminster Abbey), Parlamento (Houses of Parliament / Palace of Westminster), Museu de Cera Madame Tussaud, Palácio de Buckingham, Tower Bridge, Torre de Londres, London Eye, Catedral de São Paulo (St Paul's Cathedral), Oxford Street, Camden Town, Notting Hill, Chinatown, Trafalgar Square.  
palavras-chave: conhecer visitar londres na inglaterra reino unido fazer turismo em londres reino unido viagem a londres conhecer visitar a europa fazer turismo na europa ver fotografias da cidade de londres fotografias de viagem em londres fotografias dos monumentos de londres fotografias dos locais turisticos de londres fotografias da europa dicas de viagem para londres para viajar para londres na inglaterra reino unido dicas de turismo viagem a europa o que ver e fazer em londres europa passear em londres europa ver visitar conhecer ver visitar pontos locais turísticos de londres no reino unido passar férias em londres europa viajar pela europa conhecer viajar visitar capitais da europa quais os principais locais a visitar em londres
principais lugares importantes para visitar em londres lugares a não perder em londres coisas para ver em londres coisas para fazer em londres lugares para conhecer em londres lugares turísticos imperdíveis de londres

Sem comentários:

Enviar um comentário