PORTO - Portugal

Barcos Rabelos no Cais de Gaia

A cidade do Porto, conhecida como "A Cidade Invicta", está localizada no norte de Portugal e é a segunda maior cidade do país, depois da capital Lisboa. É cada vez maior o número de turistas estrangeiros que visitam o Porto em busca da sua história, tradição, gastronomia e beleza.
O centro histórico do Porto é considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, além da cidade ser conhecida no mundo pelo seu vinho e pelo maior clube de futebol da cidade, o Futebol Clube do Porto. O nome Portugal vem de Portus Cale, como era designada a cidade do Porto na antiguidade, vindo depois a tornar-se a capital do Condado Portucalense.

                                                                                                                                                               
Farol da Foz

Pode locomover-se facilmente pela cidade através do metro. Entretanto, aconselho o City Tour Hop-on Hop-off para conhecer outros pontos de interesse do Porto, para onde o metro não vai.
Comece a sua visita no Porto pelo centro histórico e faça os percursos a pé, embora possa utilizar o metro para encurtar alguns caminhos. Passe pela majestosa Avenida dos Aliados, onde está a Câmara Municipal, aprecie a sua arquitectura belíssima e faça uma pausa para tirar umas fotos. Depois siga para a Torre dos Clérigos e Praça dos Leões. A fachada do hospital Santo António merece uma vista de olhos, apesar da sua má conservação. Ainda no centro, visite a Estação de São Bento com os seus belos azulejos e passe pela Praça da Batalha. Saindo de São Bento, siga para a Sé. 
 
Sé do Porto













Câmara Municipal do Porto

Depois, atravesse o rio Douro pela Ponte Luís I e caminhe lado a lado com o metro. A vista é deslumbrante. Dali pode ver a Ribeira do Porto, uma das visões mais marcantes e únicas que qualquer turista em Portugal ou mesmo na Europa pode ter. Do outro lado do Douro está Vila Nova de Gaia, onde estão localizadas as caves de vinho do Porto. Sim, o vinho do Porto não envelhece no Porto, mas em Gaia. Depois de atravessar a ponte, suba até a Serra do Pilar para contemplar a bela paisagem da Ribeira às margens do Douro, com a Ponte da Arrábida ao fundo. 
Praia de Matosinhos com o Castelo do Queijo ao fundo

Torre dos Clérigos








Estação de São Bento

Visitar as caves de vinho de Porto é obrigatório para qualquer turista que vai ao Porto. Existe agora o teleférico que leva os visitantes da Serra do Pilar para o Cais de Gaia e vice-versa. Faça uma visita a uma das caves e passeie pelo cais de Gaia, sempre com a belíssima visão da Ribeira do Porto do outro lado do Douro. O Cais de Gaia também é um excelente local para fazer refeições. As tripas à moda do Porto e a francesinha são dois pratos tipicamente portuenses e recomendados. O primeiro pode não agradar a todos os paladares, mas o mesmo não posso dizer das deliciosas francesinhas. Experimente!
Falando em comida, desfrute ao máximo da culinária portuguesa. Sem dúvidas, uma das melhores cozinhas do mundo. Carnes, peixes, mariscos...há muita variedade com excelente qualidade. Sem falar, é claro, nos fantásticos vinhos portugueses. Um óptimo lugar para degustar vinhos do porto é a Quinta da Macieirinha. O local é muito agradável e a vista sobre o rio Douro com a Ponte da Arrábida ao fundo é fenomenal.

Ponte Luís I 
 Atravessando a Ponte Luís I, agora por baixo, chega-se à Ribeira. Bom local para tomar um café ou beber uma cerveja. Pode-se fazer passeios de barco pelo Douro, passando pelas 7 pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, pontes que dão também ao Porto a alcunha de "Cidade das Pontes".
Aproveite o funicular dos guindais para subir a Ribeira e estar novamente no centro do Porto. Recomendo que faça o percurso contrário a pé, do centro do Porto descendo até a ribeira. Visite o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco.
Gentes da Ribeira

Porto e Gaia (esq. e dir. respectivamente) às margens do Rio Douro
 
Cave de Vinho do Porto

Praça do Cubo ou Praça da Ribeira

Avenida dos Aliados

Barcos Rabelos com a Ribeira ao fundo




Igreja de São Francisco

Panorâmica da Ribeira

 Aproveite a noite do Porto na baixa da cidade. Há uma série de bares por onde escolher, todos eles com música ambiente, multidões de pessoas pelas ruas e muito boa onda. A Rua Galeria de Paris concentra o maior número de pessoas, mas os bares não estão somente ali. Vale a pena explorar a baixa do Porto à noite e descobrir o local que mais lhe agrada para beber uns copos e se divertir.
Durante o dia, passe pela agitada Rua de Santa Catarina. Com muitas lojas, é o centro nevrálgico do comércio na baixa do Porto.
 
Fundação de Serralves
Metro do Porto

Castelo do Queijo


A cidade do Porto é certamente um destino fantástico e que vale a pena conhecer. A sua história, gastronomia, beleza, o seu vinho, a simpatia da sua gente, o seu centro histórico único e ainda a sua localização geográfica privilegiada, fazem do Porto um local obrigatório para visitar em Portugal, na Europa e no Mundo. Quando vier a Portugal, não fique apenas por Lisboa. Conheça o Norte!
Vista da Ribeira a partir da Serra do Pilar

Dicas: 

  • Aproveite o City Tour Hop-on Hop-off; 

  • Há metro do aeroporto para o centro do Porto;

  • Do Porto pode partir para várias cidades da Europa através da companhia aérea low-cost Ryanair;

  • Devido ao clima húmido e chuvoso no inverno, a melhor altura para conhecer o Porto é no verão;

  • A não perder: Centro Histórico, Torre dos Clérigos, Estação de São Bento, Avenida dos Aliados, a noite da Baixa do Porto, Caves de Vinho do Porto, Ribeira, Foz, Francesinha, Quinta da Macieirinha, Igreja de São Francisco, ver o Porto da Serra do Pilar, Palácio da Bolsa, Casa da Música.

    Palavras-chave: conhecer visitar o porto em portugal fazer turismo no porto portugal viagem ao porto conhecer visitar portugal fazer turismo no porto ver fotografias da cidade do porto portugal fotografias de viagem no porto fotografias de portugal dicas de viagem para o porto para viajar e conhecer o porto em portugal dicas de turismo viagem a portugal o que ver e fazer no porto passear em portugal ver visitar conhecer pontos locais turísticos do porto portugal passar férias em portugal
    viajar em portugal ver fotos dos monumentos do porto quais os principais locais a visitar no porto em portugal património mundial da humanidade no porto portugal europa fotografias das principais atrações turísticas do porto principais locais a visitar no porto principais lugares importantes para visitar no porto em portugal lugares a não perder no porto em portugal coisas para ver no porto em portugal coisas para fazer no porto em portugal lugares para conhecer no porto em portugal lugares turísticos imperdíveis do porto em portugal principais atrações turísticas do porto em portugal destinos turísticos de portugal na europa

LISBOA e SINTRA - Portugal

Torre de Belém

A bela Lisboa, capital de Portugal, com um clima ameno e um céu azul que encanta a todos os que por lá passam, deve estar incluída em qualquer roteiro turístico da Europa. A cidade é a capital de um país que possui uma história fabulosa, sendo, por si só, uma atracção imperdível para aqueles que visitam o Velho Continente. O fado, a maravilhosa gastronomia portuguesa, os óptimos vinhos, o sol, o clima agradável, a história, a modernidade, a mistura de raças, as praias, os monumentos...Lisboa tem muito a oferecer aos seus visitantes.

Baixa Pombalina vista do elevador de Santa Justa

Em 1755 a cidade foi quase que completamente destruída por um dos maiores terremotos de que se tem conhecimento, seguido por um tsunami que acredita-se ter atingido os 20 metros de altura. O responsável pela reconstrução de Lisboa foi o Marquês de Pombal e a região central da cidade ficou conhecida como Baixa Pombalina, sendo o local ideal para o visitante começar a conhecer Lisboa. São vários os locais a visitar. Passe pelo Terreiro do Passo, Rossio e Chiado, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa. O Bairro Alto também é local de passagem obrigatória no centro de Lisboa. Pitoresco, possui muitos bares, o que faz deste bairro típico de Lisboa um óptimo local para a diversão nocturna. Se quiser sair à noite para beber uns copos, este é o local recomendado!

Elevador de Santa Justa


O elevador de Santa Justa é um monumento marcante da Baixa Lisboeta e possui um café no alto da sua torre que proporciona uma fantástica vista sobre a Baixa Pombalina. Lembro-me que enquanto os meus olhos se deliciavam com a paisagem, os ouvidos eram fustigados pela música ambiente. Desafinado e num inglês ininteligível, o jovem brasileiro e sua guitarra (também desafinada) ainda conseguiam arrancar alguns aplausos dos que por ali passavam...

Assim como Roma, Lisboa também é conhecida como a Cidade das Sete Colinas. Portanto, prepare-se para caminhar por terrenos acidentados, repletos de ladeiras e ruas íngremes. 



Baixa Pombalina com a Sé ao fundo
Castelo de São Jorge
 
Padrão dos Descobrimentos
Recentemente, o Fado foi elevado a Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Lisboa e Fado são duas palavras indissociáveis, portanto, conhecer Lisboa implica visitar uma Casa de Fado e a maioria delas encontra-se no bairro de Alfama. Este bairro bastante típico de Lisboa, o mais antigo e que ainda preserva as suas ruas medievais estreitas, alberga a maioria das Casas de Fado de Lisboa, além do Castelo de São Jorge, o Panteão Nacional, a Sé e uma vista fantástica sobre o Tejo a partir do Miradouro de Santa Luzia.

Para se deslocar utilize o metro, os eléctricos e o comboio. O City Tour Hop-on Hop-off é uma boa opção para ver e conhecer os pontos de maior interesse da cidade de Lisboa. Saindo agora da Baixa e partindo para a zona ribeirinha do rio Tejo, chegamos ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém, talvez o monumento mais emblemático de Lisboa. Ambos são classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Logo ao lado do Mosteiro dos Jerónimos encontra-se a Fábrica dos Pastéis de Belém, onde se pode provar o original pastel de Belém, uma iguaria da pastelaria portuguesa conhecida pelo mundo afora. Local ideal para fazer uma pausa, saborear alguns pastéis e tomar um café. Ainda em Belém pode visitar o Padrão dos Descobrimentos e o Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República. 
Mosteiro dos Jerónimos




  
Terreiro do Paço

Pormenor do Bairro de Alfama

Oceanário de Lisboa
Outro local que merece ser visitado em Lisboa e que mostra um lado mais moderno da cidade é o Parque das Nações, construído para acolher a Expo 98. Ali pode andar de teleférico sobre o rio Tejo, visitar o Oceanário de Lisboa e observar a ponte Vasco da Gama, a mais extensa da Europa.

Há muito o que ver e fazer em Lisboa! Porém, a sua visita à capital de Portugal não estará completa se não conhecer Sintra. 


 

Sintra

Palácio da Pena

Visitar Sintra significa entrar num mundo à parte e viajar no tempo. Não é por acaso que a Paisagem Cultural de Sintra é considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Sintra parece ser um dos locais mais místicos e misteriosos de Portugal. Os seus Palácios são únicos e a atmosfera que envolve a cidade é mesmo mágica.
 Caminhe pelo Centro Histórico e prove um "travesseiro", uma especialidade da Vila de Sintra. Não deixe de visitar a Quinta da Regaleira, bastante associada à história da Maçonaria em Portugal, envolta em mistério e esoterismo. Conheça o poço maçónico onde se faziam as iniciações desta sociedade secreta, ande por grutas labirínticas e sinta a magia do local.

Quinta da Regaleira
 
Quinta da Regaleira
        
Poço Maçónico na Quinta da Regaleira
 
Lago nas grutas da Quinta da Regaleira

Castelo dos Mouros

De autocarro, suba até o Palácio da Pena e caminhe pelas muralhas do Castelo dos Mouros. O Palácio da Pena parece ter saído de um conto de fadas e é uma das melhores expressões do romantismo arquitectónico no Mundo. A paisagem observada do Castelo dos Mouros é de tirar o fôlego!
Agora, uma dica: Se vai visitar o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros, informe-se sobre os horários de volta dos autocarros. No meu caso, tive que descer a pé toda a estrada que sobe para o alto da serra porque simplesmente não havia autocarros para voltar no meio da tarde. Dezenas de pessoas ficaram "presas" no alto da Serra por falta de transporte. Os táxis que por ali passavam já tinham endereço certo e desciam sobrelotados. As únicas opções eram descer todo o percurso a pé ou esperar por um autocarro no fim do dia. Esteja atento a isso!
Outros palácios para visitar em Sintra são o Palácio de Monserrate e o Palácio Real de Queluz, também chamado de "Versalhes Português".  

Certamente, Sintra fica para sempre na memória daqueles que a visitam, quer pelos seus palácios românticos, quer pela simples magia e misticismo presentes no ar.  
Pormenor do Palácio da Pena

Castelo dos Mouros

Dicas:

  • Além do Metro e do Eléctrico, aproveite também o City Tour Hop-on Hop-off para se deslocar por Lisboa;

  • Visite Sintra;

  • Atenção aos horários dos autocarros para voltar do Palácio da Pena e Castelo dos Mouros;
  •  A não perder: Baixa Pombalina, Bairro Alto à noite, Casa de Fado, Castelo de São Jorge, Panteão Nacional, Docas, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Fábrica dos Pastéis de Belém, Parque das Nações. Em Sintra: Quinta da Regaleira, Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio de Monserrate, Palácio Nacional de Queluz.   

    Palavras-chave: dicas de turismo viagem a portugal o que ver e fazer em lisboa sintra passear em lisboa portugal ver visitar conhecer pontos locais turísticos de lisboa sintra portugal passar férias em lisboa portugal viajar em portugal ver fotos dos monumentos de lisboa e sintra quais os principais locais a visitar em lisboa e sintra conhecer visitar lisboa sintra em portugal fazer turismo em lisboa sintra portugal viagem a lisboa conhecer visitar portugal fazer turismo em portugal ver fotografias da cidade de lisboa fotografias de viagem em lisboa sintra fotografias de portugal dicas de viagem para lisboa sintra para viajar e conhecer lisboa sintra em portugal fotografias das principais atrações turísticas de lisboa património mundial da humanidade em sintra portugal europa visitar capitais da europa principais capitais da europa para viajar conhecer principais lugares importantes para visitar em lisboa sintra lugares a não perder em lisboa sintra coisas para ver em lisboa sintra coisas para fazer em lisboa sintra lugares para conhecer em lisboa sintra lugares turísticos imperdíveis de lisboa sintra principais atrações turísticas de lisboa sintra destinos turísticos de portugal europa

CORUNHA - Espanha

Torre de Hércules
Se há uma cidade na Galiza (Galicia) que pede uma visita, esta cidade é a Corunha ou La Coruña, se preferir o nome em Castelhano. Localizada à beira-mar, a cidade é relativamente pequena e facilmente pode ser percorrida a pé. Os eléctricos que atravessam a Corunha são uma excelente forma de se deslocar para locais de interesse um pouco mais distantes do centro da cidade, além de serem uma óptima maneira de conhecer a Corunha.
Câmara Municipal da Corunha na Praça Maria Pita
 
Praça Maria Pita

Rua do Centro Histórico da Corunha
Centro Histórico da Corunha à noite
Explore o Centro Histórico da Corunha e pare para tomar um café na Plaza Mayor, a Praça Maria Pita.
Além dos excelentes mariscos que se pode saborear na Corunha, sugiro comer também umas tapas. Para quem não sabe o que é, são petiscos bem variados, quentes e frios, bastante comuns em Espanha e que são bem acompanhados por uma boa sangria. Para comer na Corunha aconselho os restaurantes próximos à Praça Maria Pita. Há uma rua que sai directamente da Praça e que está repleta deles. Uma outra rua que também sai da Praça Maria Pita é a rua do comércio, para quem quiser ir às compras.  
Eléctrico
Marina da Corunha
O Monumento mais emblemático da Corunha é a Torre de Hércules, considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, é o único farol romano existente no mundo ainda em actividade. A vista que se tem dali sobre o Oceano Atlântico é belíssima. Conheça a Torre de Hércules e os seus arredores com a gigantesca rosa dos ventos cravada no chão, próxima ao farol.
Apanhe o eléctrico e visite também o Aquarium Finisterrae. Vale a pena!
À noite, a diversão fica por conta do Casino e dos bares no centro da cidade. Fique hospedado num hotel à beira-mar e aproveite para sair à pé. 
Rampa de acesso à Torre de Hércules
Rosa dos Ventos junto à Torre de Hércules
Peixe exótico no Aquarium Finisterrae
 
Centro da Corunha
Dicas:
  • Procure um Hotel à beira-mar;
  • Passeie a pé pela cidade;
  • Utilize os eléctricos para conhecer e deslocar-se pela Corunha;
  • A não perder: Centro histórico, Praça Maria Pia, Tapas, Torre de Hércules, Aquarium Finisterrae. 
Palavras-chave: conhecer visitar a corunha na galicia galiza espanha fazer turismo na corunha galicia galiza espanha viagem à corunha conhecer visitar a galicia galiza espanha fazer turismo na galicia galiza espanha ver fotografias da corunha fotografias de viagem na corunha galicia galiza espanha fotografias da corunha espanha dicas de viagem viajar pela galicia espanha ver fotos dos monumentos da corunha galicia espanha quais os pricipais locais a visitar na corunha galiza espanha fotos das principais atrações turisticas da corunha galiza espanha património mundial da humanidade na corunha galiza espanha dicas de viagem para a corunha para viajar para corunha na galicia galiza espanha dicas de turismo viagem a galicia galiza espanha o que ver e fazer na corunha galicia galiza passear na corunha galicia galiza espanha ver visitar conhecer pontos locais turísticos da corunha galicia galiza espanha passar férias na galicia galiza espanha principais lugares importantes para visitar na corunha espanha lugares a não perder na corunha espanha coisas para ver na corunha espanha coisas para fazer na corunha espanha lugares para conhecer na corunha espanha lugares turísticos imperdíveis da corunha espanha  principais atrações turísticas da corunha espanha  destinos turísticos da espanha

DUBLIN - Republica da Irlanda

Temple Bar
Dublin é a Capital da República da Irlanda e terra Natal de grandes artistas, como os actores Colin Farrel e Jonathan Rhys Meyers, bandas e cantores mundialmente conhecidos como U2, The Cranberries, Enya, entre outros. Conhecer Dublin e a sua cultura musical é uma experiência fascinante, principalmente para os amantes do Rock e da boa música.

























Relativamente pequena, a cidade pode facilmente ser percorrida a pé, sem a necessidade de se ter que apanhar transportes públicos, excepto para um ou outro lugar específico. Portanto, o tradicional City Tour não é necessário aqui. Aproveite para caminhar pelas ruas do centro da cidade e conhecer a avenida onde os U2 começaram a tocar. Sim, para quem não sabe, os U2 começaram a carreira tocando nas ruas de Dublin!  


Parque St Stephen's Green no centro de Dublin

Catedral de Dublin

Interior de uma capela em Dublin
Dublin
Centro de Dublin e o Yellow Dublin Bus
Interior do Castelo de Dublin
Pormenor exterior do Castelo de Dublin

Dublin não tem propriamente muitas atracções turísticas para ver e visitar. Foge, portanto, ao tradicional turismo de "cidade-museu" muito habitual nas capitais europeias. O Castelo de Dublin, com belíssimas salas interiores, é um dos principais pontos turísticos da cidade e um dos locais a visitar em Dublin. A Catedral, o Trinity College e o Phoenix Park pedem também uma visita.


Phoenix Park



Trinity College
Memorial ao soldado desconhecido




Dublin é também a sede da mundialmente famosa cerveja Guinness, mas a visita à fábrica deixa muito a desejar, quer pelo preço que se paga pelo bilhete (€ 16,50), quer pelo "engano" em que o visitante é induzido. De facto, o que se visita ali não é a fábrica propriamente dita, mas sim uma "storehouse", onde se pode conhecer a história da cerveja e os métodos de preparo, comprar souvenirs e, no fim, saborear uma caneca de Guinness no último andar do edifício.
Portanto, não considero, de todo, que a visita à Fabrica da Guinness seja obrigatória em Dublin. Se tiver tempo e disponibilidade, passe por lá. Caso contrário, poupe esse dinheiro para beber uns Pints a mais no Temple Bar! :-)
                           

Guinness Storehouse 

Guinness Storehouse

Barris da cerveja Guinness

"Fábrica" da cerveja Guinness - Guinness Storehouse                              

De facto, o que Dublin tem de melhor é a sua cultura de pub's, bares e muita música. Nada na cidade expressa melhor esse estilo de vida do que o Temple Bar. Esta zona, no centro da cidade, é um aglomerado de Pub's e bares típicos irlandeses com música ao vivo em praticamente todos eles. Um Oásis para quem gosta de Rock! Seja uma banda ou um cantor solo com a sua guitarra, os bares têm muito boa onda e a participação do público é sempre muito marcante.

Sem dúvida, o Temple Bar é imperdível! Se quiser aproveitar a vida nocturna de Dublin e usufruir do melhor que a cidade tem para lhe oferecer, recomendo que procure um hotel ou hospedagem nesta zona da cidade. Não é preciso ser necessariamente um noctívago para aproveitar tudo o que o Temple Bar tem para dar! A agitação começa já no final da tarde, ainda durante o dia, quando os irlandeses saem dos seus trabalhos e passam pelos pub's para uma happy hour e beber alguns Pints. Fica claro que o Temple Bar é o coração da vida social e cultural de Dublin.
Temple Bar


Pub em Dublin

Música ao vivo num Pub em Dublin

Fim de noite no Temple Bar, Dublin

Uma vez que Dublin é relativamente pequena, vale a pena explorar os seus arredores. Para isso basta apanhar o DART, um comboio suburbano, para conhecer o Castelo de Malahide, a apenas 16 Km de Dublin. Antes de chegar ao castelo, irá passar por um bosque digno de contos medievais. O Castelo fica em meio às árvores e um enorme tapete relvado estende-se à sua frente. Ainda com o DART, passe por Howth para contemplar algumas belezas naturais da região. Reserve uma manhã ou tarde para conhecer o Malahide Castle e, caso decida ir também a Howth, o melhor é deixar um dia livre para o passeio.
Howth



 Howth













Dublin não está entre as cidades mais bonitas por que passei, mas foi uma das que mais gostei. Neste caso, beleza não é fundamental. O Temple Bar é inesquecível. Até hoje nunca vi nada comparado com aquilo. De longe, a melhor noite de todas as cidades que visitei! Pelo menos foi a que mais se adequou a mim e ao meu gosto musical. Sem dúvida, Dublin é uma experiência a repetir!


Malahide Castle

 
Castelo de Malahide (Malahide Castle) localizado a 16 Km de Dublin
Gente jovem de Dublin
Gentes de Dublin




Dicas:

  • Embora pertença à União Europeia, a Irlanda não faz parte do espaço Schengen, havendo controlo de passaportes mesmo nos voos provenientes de países da União Europeia;
  • Aproveite a Ryanair ou outra companhia aérea low-cost para conhecer Dublin;

  • Há autocarros directos do aeroporto para o centro de Dublin;

  • Existe variada oferta de hotéis, para vários bolsos, por toda a zona central da cidade, incluindo o Temple Bar;

  • A não perder: Temple Bar, Castelo de Dublin, Catedral, Trinity College, Phoenix Park, Castelo de Malahide e Howth.   

    palavras-chave: conhecer visitar dublin na irlanda fazer turismo em dublin irlanda viagem a dublin conhecer visitar a irlanda fazer turismo na irlanda ver fotografias da cidade de dublin fotografias de viagem em dublin fotografias da irlanda dicas de viagem para dublin para viajar e conhecer dublin na irlanda principais lugares importantes para visitar em dublin lugares a não perder em dublin coisas para ver em dublin coisas para fazer em dublin lugares para conhecer em dublin lugares turísticos imperdíveis de dublin principais atrações turísticas de dublin destinos turísticos da europa coisas para fazer em dublin coisas para ver em dublin visitar conhecer o temple bar em dublin o que fazer no temple bar fotografias de castelos na irlanda fotografias da fabrica da cerveja guinness fotografias das principais atrações turísticas de dublin dicas de turismo viagem a irlanda o que ver e fazer em dublin passear em dublin irlanda ver visitar conhecer pontos locais turísticos de dublin irlanda passar férias em dublin irlanda viajar pela irlanda ver fotos dos monumentos de dublin irlanda conhecer viajar quais os principais locais a visitar em dublin