ÉVORA - Portugal

Praça do Giraldo

Localizada na região do Alentejo, Évora é daquelas cidades com uma atmosfera muito própria. Recheada de história e com uma gastronomia riquíssima, esta cidade-museu alentejana é um dos principais destinos turísticos da região e basta estar lá para perceber o porquê. Possui um centro histórico bem preservado e rico em monumentos, sendo considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A sua excelente gastronomia à base de carne de porco e borrego, associada aos excelentes vinhos alentejanos, fazem a alegria dos paladares mais exigentes. Isso tudo faz de Évora uma cidade para se conhecer, visitar e voltar sempre que possível.
Templo de Diana
Centro Histórico de Évora

O centro histórico de Évora é rodeado por uma muralha ainda bem preservada nos dias de hoje. Vale a pena dar uma volta de carro circulando a muralha, por fora do centro histórico, para se ter uma noção da sua dimensão.
Há várias coisas para serem vistas em Évora. Comece a explorar o Centro Histórico na Praça do Giraldo. Dali pode seguir para o Templo romano de Diana, talvez o monumento mais conhecido de Évora. Passe por ele durante o dia e também à noite, quando a iluminação dá um toque especial ao local.
Universidade de Évora
Universidade de Évora
Ruas estreitas no Centro Histórico de Évora
Igreja de São Francisco 

Visite a Sé, os seus claustros e passe pela Universidade de Évora. A Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e sem dúvida o mais mórbido onde já estive. Coberta de ossos do chão ao tecto, a capela foi assim construída para relembrar as pessoas acerca da brevidade e transitoriedade da vida. De facto, muito bem lembrado! O Aqueduto da Água de Prata, já fora do Centro Histórico, fica bem iluminado à noite e vale a pena ir até lá para sacar umas fotos.
Capela dos Ossos
Capela dos Ossos
Capela dos Ossos
Capela dos Ossos

Termine a sua viagem a Évora visitando o pré-histórico Cromeleque dos Almendres, um aglomerado circular de pedras que começou a ser construído cerca de 6000 anos a.C., sendo o monumento megalítico mais importante deste gênero na Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. 

Cromeleque dos Almendres
Cromeleque dos Almendres

Visitar Évora é conhecer a sua história e cultura através dos seus monumentos, provar dos sabores da terra, aproveitando ao máximo o que de melhor o Alentejo tem para oferecer. Sem dúvidas, uma experiência a repetir.

Dicas:

  • Evite visitar Évora durante o verão, quando os dias são demasiado quentes;
  • Fique hospedado no Centro Histórico;

  • Aproveite o caminho de volta do Algarve para conhecer Évora;

  • Não deixe de provar o porco preto;
  • A não perder: Templo de Diana, Sé e Claustros, Centro Histórico, Capela dos Ossos, gastronomia local, Cromeleque dos Almendres.

TAVIRA - Algarve - Portugal

Praia do Barril - Tavira - Algarve

Se você é daqueles que nem pode ouvir falar em viajar para o Algarve durante o mês de Agosto, talvez é porque ainda não conhece Tavira. Aqui pode encontrar a tranquilidade do campo em pleno Algarve na época alta.
Localizada na parte mais oriental do Algarve, Tavira está bem próxima ao Mar Mediterrâneo, o que faz com que as suas praias apresentem uma água mais quente do que nas cidades localizadas mais a oeste, onde a influência do Atlântico é maior. Tavira também tem um ar muito mais português do que outras cidades mais badaladas da costa algarvia. Ali qualquer pessoa sente logo que está em Portugal, a cidade é tipicamente portuguesa, bem típica e acolhedora.
Ria Formosa - Praia do Barril - Algarve
Tavira - Algarve

Falando mas especificamente da praia do Barril, localizada na Ilha de Tavira, vila de Santa Luzia, podemos encontrar águas calmas e tépidas durante todo o verão. A praia é das mais calmas do Algarve e fica no Parque Natural da Ria formosa. Mesmo durante o mês de Agosto, há muito espaço para estender a sua toalha nas areias brancas desta praia, podendo facilmente encontrar o seu lugar ao Sol. 
Praia do Barril - Tavira - Algarve
Banhista a apanhar conquilhas na Praia do Barril
Zona destinada ao naturismo na Praia do Barril - Algarve

A praia do Barril também é destino de férias de muitos naturistas. A sua parte ocidental está legalmente autorizada para a prática do nudismo. É comum ver-se pessoas sozinhas, casais e até famílias inteiras a praticarem o naturismo nas zonas mais afastadas da praia do Barril.

Para se chegar à praia do Barril é preciso atravessar uma pequena ponte pedonal sobre a Ria Formosa e depois pode seguir a pé ou apanhar um pequeno comboio que o levará até a praia por 1 euro. Faz-se muito bem o percurso de 1 Km a pé. Vai depender apenas da sua disposição. Se estiver hospedado no Aldeamento Turístico Pedras del Rei, o que eu recomendo, não precisa pagar pelas viagens. 

Fim de tarde na praia do Barril - Algarve
Pode-se deixar as bicicletas na ria Formosa, antes de seguir para a praia do Barril
O pequeno comboio que vai e vem da Praia do Barril faz a alegria de miúdos e graúdos

Falando um pouco do Aldeamento de Pedras del Rei, sem dúvida que é uma excelente opção para ficar hospedado em Tavira. Localizado junto à praia do Barril, possui piscina, restaurantes, piano bar e até um pequeno supermercado para fazer as suas compras. Lugar perfeito para relaxar e passar as suas férias no Algarve. 
Kitesurf na Praia do Barril
São muitos os praticantes de kitesurf na Praia do Barril
É comum a prática de desportos radicais na praia do Barril - Algarve

Se quiser fugir um pouco da rotina de praia e tomar um banho de água doce, pegue no carro e vá até a cachoeira do Pego do Inferno, em Santo Estevão, bem próximo de Tavira. Ainda fugindo da rotina de praia que por vezes é cansativa, não se esqueça de que está muito próximo de África. Se tiver tempo e quiser aproveitar ainda mais as férias, pode sempre visitar o Marrocos. Passe por Sevilha, na Espanha, siga até Algeciras e de lá apanhe o ferry boat para Tanger . 
Cachoeira do Pego do Inferno, Tavira
Pego do Inferno, Tavira

À noite, um bom lugar em Tavira para beber uns copos e dançar é na discoteca Ubi & Bubi. Ou se preferir ficar apenas nos copos e na conversa, vá ao Ref. Aproveite também para dar um passeio por Castro Marim à noite. Se gostar de feiras medievais, durante o mês de Agosto acontece a feira medieval no castelo de Vila Real de Santo António, junto à fronteira com a Espanha.
Praia do Barril - Algarve
Pôr-do-Sol  nos arredores de Tavira, Algarve
Caminhada num fim de tarde na Praia do Barril, Algarve


São várias as razões que fazem de Tavira um fantástico destino de férias em Portugal: As belezas do Parque Natural da Ria formosa, a ausência das multidões sufocantes, a tranquilidade das suas praias de águas tépidas, o excelente clima do Algarve e a autenticidade portuguesa local fazem com que sempre tenhamos vontade de voltar.

Dicas:

  • Aproveite para visitar Tanger, em Marrocos, enquanto estiver de férias em Tavira;
  • No fim do dia os mosquitos são muito incómodos, pelo que recomendo estar com o repelente sempre à mão;

  • Faça uma visita a Évora, no Alentejo, na viagem de regresso;

  • A não perder: Praia do Barril, Ilha de Tavira, cachoeira do Pego do Inferno, Ubi & Bubi, gastronomia local. 
Palavras-chave: conhecer visitar o Algarve Portugal ver fotografias de Tavira praia do barril Algarve Portugal fotografias de viagem no algarve portugal dicas de viagem para o algarve conhecer visitar tavira no algarve em portugal fazer turismo no algarve portugal viagem ao algarve 
viajar e conhecer tavira no algarve em portugal dicas de turismo viajar paraprincipais lugares importantes para visitar no algarve em portugal lugares a não perder no algarve em portugal coisas para ver no algarve em portugal coisas para fazer no algarve em portugal lugares para conhecer no algarve em portugal lugares turísticos imperdíveis do algarve em portugal principais atrações turísticas do algarve em portugal principais destinos turísticos do algarve em portugal o algarve portugal o que ver e fazer no algarve em portugalmelhores cidades do algarve para passar férias melhores praias do algarve onde ficar hospedado em tavira no algarve o que ver e fazer em tavira no algarve férias em tavira ver visitar conhecer pontos locais turísticos do algarve portugal passar férias no algarve tavira praia do barril

SEVILHA - Espanha


Praça de Espanha

Foi apenas uma tarde. Seguia para Tanger, em Marrocos, vindo do Algarve, quando passei pela Andaluzia e não resisti fazer uma parada para conhecer Sevilha, na Espanha. A cidade é bem conhecida através da figura da sevilhana, do flamenco e das touradas. Entretanto, para mim, a cidade vai ser para sempre lembrada pelo calor insuportável que se fazia sentir em pleno mês de Agosto: 44ºC! Os ventiladores colocados na parte de fora dos restaurantes e cafés borrifavam água sobre as pessoas na tentativa de lhes aliviar um pouco o sofrimento. Nas ruas, quase não se via ninguém. Hora da cesta? Talvez...Mas que maluco sairia para caminhar pelas ruas de Sevilha numa tarde com 44ºC? Bem, eu estava lá...Não havia outra hipótese! 
Bairro Judeu (Judiaria)
Centro Histórico de Sevilha
Centro Histórico
Apesar do calor abrasador, arrisquei um passei pelo centro histórico. A imponente Catedral, chamada de Giralda, é a estrela maior. Neste dia não pude visitá-la porque havia um casamento por lá. No mais, não me lembro de ter visto muitas outras coisas para ver e visitar em Sevilha. Certamente algumas coisas ficaram para trás, até porque o tempo não era muito. Foi o suficiente para andar pelo centro histórico, passear por suas ruas estreitas, conhecer o bairro judeu (judiaria), fazer um passeio de charrete e terminar o dia provando a culinária local. 

Muralhas no Centro Histórico de Sevilha
Centro de Sevilha completamente deserto numa tarde com 44ºC
Catedral de Sevilha - Giralda
As bicicletas podem ser uma boa opção para se locomover em Sevilha

O passeio de charrete é um mini city-tour, altamente recomendado num dia em que caminhar debaixo do sol é quase desumano. A viagem termina na Plaza de España, um monumental projecto arquitectónico feito para a exposição Ibero-Americana de 1929, localizado no Parque de María Luisa. O charreteiro tira a foto da praxe (você na charrete com o chafariz e o monumento ao fundo) e já é hora de voltar para saborear umas boas tapas sevilhanas.


Passeio de charrete no Parque de María Luisa 

Plaza de España
A monumental Praça de Espanha (Plaza de España)


A minha visita a Sevilha foi rápida. Para quem estava de passagem, fiz o que pude. Espero um dia poder regressar, quando o clima estiver mais ameno, de preferência no inverno.

Dicas:

  • Se for ao Marrocos de carro, aproveite para visitar Sevilha;
  • Faz muito calor em Sevilha, por isso evite viajar para lá durante o verão;
  • Faça o passeio de charrete até a Plaza de España. 
Palavras-chave: ver fotografias da cidade de sevilha fotografias de viagem na espanha fotografias da espanha dicas de viagem para sevilha dicas de turismo viagem para espanha passar férias em espanha viajar na espanha ver quais os principais locais a visitar em sevilha espanha viajar de carro na espanha o que ver e fazer sevilha espanha passear em sevilha andaluzia espanha espanha ver visitar conhecer pontos locais turísticos de sevilha espanha principais lugares importantes para visitar em sevilha na espanha lugares a não perder na em sevilha na espanha coisas para ver na em sevilha na espanha coisas para fazer em sevilha na espanha lugares para conhecer em sevilha na espanha lugares turísticos imperdíveis de sevilha na espanha principais atrações turísticas de sevilha na espanha principais destinos turísticos da espanha conhecer visitar sevilha andaluzia espanha fazer turismo na espanha viagem a espanha conhecer visitar a espanha fazer turismo em sevilha espanha 

ILHAS CÍES - Galiza - Espanha

Ilha de Monteagudo - Ilhas Cíes
Bem próximo de Portugal, na região da Galiza, Espanha, está um tesouro a ser descoberto: As Ilhas Cíes. Este arquipélago, localizado na ria de Vigo, é a paisagem natural mais bonita e selvagem da Galiza. De facto,   estando lá, qualquer pessoa rapidamente se esquece que está no Atlântico Norte (até entrar na água, obviamente) pois as praias de areia branca com água azul esverdeado faz-nos pensar que estamos nas caraíbas ou em qualquer outro paraíso tropical deste mundo. 
Marina de Baiona
Catamarã atracado na praia de Rodas, Ilhas Cíes

Para se chegar até lá é preciso apanhar um ferry boat a partir de Vigo ou Baiona. Pode passar por Valença para chegar a Vigo, mas recomendo apanhar a estrada litoral até Baiona, passando por Vila Nova de Cerveira, para ir apreciando a bela paisagem que se vê pelo caminho. O ferry vai até a praia de Rodas, na ilha de Monteagudo. A areia é branca, fina e a água transparente apresenta  um tom azul esverdeado belíssimo.  
Viagem de ferry boat até as Ilhas Ciés

Ilhas Cíes

Há um parque de campismo para os que quiserem passar ali mais tempo isolados do mundo, com muita paz e sossego. Não existem hotéis. As Ilhas Cíes foram declaradas reserva natural e estão cada vez mais selvagens. Há um restaurante onde pode fazer as suas refeições ou, se preferir, pode levar os comes e bebes.
Praia de Rodas, Ilhas Cíes
Areias brancas e água transparente na praia de Rodas
Pode-se fazer boas caminhadas pela ilha de Monteagudo

Para quem vive no Norte de Portugal, visitar as Ilhas Cíes pode ser uma óptima opção de passeio para o fim-de-semana. Se não quiser passar a noite fora, pode-se facilmente ir e voltar no mesmo dia, desde que saia de Portugal logo pela manhã. 
Parque Natural das Ilhas Cíes

Apesar da aparência tropical das ilhas, a temperatura da água rapidamente lembra-nos de que estamos no Atlântico Norte
Banhistas nas Ilhas Ilhas

Dicas:

  • Há catamarãs que saem da marina de Baiona de duas em duas horas com destino às Ilhas Cíes; 
  • Os bilhetes rondam os 15 euros por pessoa e a viagem é feita em cerca de 30 minutos;
  • Chegue cedo para aproveitar bem o dia;
  • Sendo um parque natural, há um limite máximo de pessoas que podem visitar as Ilhas Cíes por dia.
Palavras-chave: viajar pela galiza galicia espanha quais os pricipais locais a visitar na galiza espanha visitar o parque nacional das ilhas cies na galiza galicia espanha como chegar às ilhas cies na galiza  espanha onde ficar hospedado nas ilhas cies galiza espanha onde comer nas ilhas cies galiza galicia
conhecer visitar ilhas cies na galicia galiza espanha fazer turismo nas  ilhas cies galicia galiza espanha viagem as  ilhas cies conhecer visitar a galicia galiza espanha ver fotografias das  ilhas cies fotografias de viagem nas ilhas cies galicia galiza espanha  principais lugares importantes para visitar na galiza em espanha lugares a não perder na galiza em espanha coisas para ver na galiza em espanha coisas para fazer na galiza em espanha lugares para conhecer na galiza em espanha lugares turísticos imperdíveis na galiza em espanha principais atrações turísticas da galiza em espanha principais destinos turísticos da galiza espanha dicas de viagem para as ilhas cies para viajar e conhecer ilhas cies galicia galiza espanha dicas de turismo viagem a galicia galiza espanha o que ver e fazer na galicia galiza espanha passear ilhas cies galicia galiza espanha ver visitar conhecer pontos locais turísticos da galiza galicia espanha